Açores lideram violência domestica

Os Açores lideram a classificação nacional, onde ninguém quer ficar em primeiro, a de incidentes de violência doméstica. O paraíso nem sempre é o que parece. As autoridades açorianas receberam no ano passado uma queixa de violência doméstica de nove em nove horas. a polícia recebeu, no último ano, um total de 939 denúncias (mais 28 por cento do que no ano anterior) deste tipo de crime, praticado entre familiares que habitam o mesmo espaço.
Em 2000 houve 504 denúncias, perfazendo em média 1,4 crimes a cada 24 horas e, em 2005, em termos médios, verificou-se uma denúncia de um crime de violência doméstica em aproximadamente cada nove horas. Entre 2000 e 2005, o número de casos denunciados às autoridades policiais aumentou 86 por cento. Alberto Peixoto relacionou o crescente número de casos denunciados com o facto de se terem multiplicado as estruturas de apoio às vítimas nos últimos anos.
Nos últimos cinco anos, as situações mais denunciadas referem-se a ofensas à integridade física simples, ameaças e injúrias, que representam entre 90 e 95 por cento do total da violência doméstica praticada nos Açores. De acordo com um estudo divulgado, 10,6 por cento da população açoriana admite a existência de violência doméstica no seio da sua família de origem, surgindo a ilha do Pico como o local “onde mais é reconhecida” a sua existência, atingindo os 21,3 por cento dos inquiridos. De acordo com o estudo efectuado, na última posição surge a mais pequena ilha dos Açores, o Corvo, com cerca de 400 habitantes, onde “ninguém admite a existência de tal facto”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s